MIA 2015 - Apontamentos prévios - II




À semelhança dos anos anteriores, iremos voltar a ter concertos do MIA em espaços alternativos, fora da Sociedade Filarmónica, onde decorrem a maioria das actividades.

Assim, a Igreja de S. José voltará a ser aposta para o concerto de sexta à noite (15 de Maio), com a estreia de Mar, Orrù & Rocha, um trio em que muito confiamos. Se o clarinetista brasileiro Luiz Rocha nos visita pela segunda vez consecutiva, a violinista/violetista portuguesa Maria do Mar já se tornou uma presença habitual no Encontro. Os dois irão servir de "padrinhos" à primeira apresentação no nosso país do contrabaixista sardo Adriano Orrù.

Sábado (16 de Maio) à tarde, junto à Fonte Gótica de Nª Senhora da Conceição, actuará o Sunset Octet, formação inédita constituída por um duplo quarteto onde a saxofonista italiana Simona Verrusio e o nosso também saxofonista Paulo Curado se associarão aos guitarristas Cortez-Lamont III e Thierry Cardoso, aos baixistas Pedro Rico e Rui Sousa e aos percussionistas Luis Fernandes e Luís Filipe Silva. Um fim de tarde com música ao ar livre que se prevê seguramente intensa.

Nas imediações desta fonte, mais concretamente no anfiteatro do jardim, decorrerá o concerto do final da tarde de domingo (17 de Maio). Também a céu aberto, desta vez a aposta da programação recaiu sobre um colectivo internacional essencialmente de sopros, assente numa quadra de saxofones (Albert Cirera, António Ramos, João Pedro Viegas e Mateja Dolšak), um par de acordeões (Benedetto Fanna e Quinto Fabriziani) e um trompete (António  Pinto). Todos juntos darão corpo aos Improvisadores do Adro.

Além destes espaços, poderemos contar ainda com o famoso Armazém dos Tubos para as MIA Party - After Hours Jam Sessions, que já se tornaram num dos grandes atractivos do Encontro.